segunda-feira, 13 de abril de 2015

PROJETO GENTILEZA SUSTENTÁVEL – 2015



PROJETO GENTILEZA SUSTENTÁVEL – 2015
Slide

INTRODUÇÃO

Há oito anosa Escola Marianinha está mais atentamente voltada para as questões de gentileza nas relações com todas as formas de vida, em especial, às questões ambientais.
Nosso foco voltou-se à Gaia, teoria que comprova a interligação de todos os elementos da natureza, na Sustentabilidade e sua importância desde pessoal até planetária. Estamos comprometidos com a Cultura de Paz e com as Neurociências, que comprovadamente enriquecem e fortalecem a convivência humana, quando voltada aos Valores e a Meditação, como busca do foco para a Atenção Plena e a qualificação como ser humano.
Percebemos a necessidade de avançar e de, ao aprofundar nosso conhecimento, construir coletivamente práticas que sejam inseridas ao cotidiano da comunidade escolar, transferindo-a ao entorno deste estabelecimento de ensino. O planeta exige ações concretas em defesa de sua sustentabilidade. Sejamos responsáveis com esta geração, que terá o ônus de reverter ações equivocadas, desde a Revolução Industrial, tão importante para o progresso da civilização, que provocam o desgaste dos recursos naturais, a ponto de comprometer a continuidade da espécie humana no planeta.
Hoje vivenciamos a escassez dos recursos hídricos e energéticos, que se mostram exaustos, exigindo de forma irreversível ações concretas, tais como o beija flor que goteja água sobre o incêndio, fazendo humildemente a sua parte.
Precisamos como educadores, ser responsáveis e continentes para fortalecer esta geração sob a nossa responsabilidade, para intervir no seu entorno, como uma corrente do bem e de gratidão em ações práticas e contínuas para reciclar mentes em cultura de abundância, o que hoje não se reflete mais.
PALAVRAS CHAVE
PAZ – GENTILEZA – SUSTENTABILIDADE – GRATIDÃO – RESPONSABILIDADE.
LEMA
É IMPORTANTE SABER, TÃO IMPORTANTE É FAZER. SEJA VOCÊ UM INSTRUMENTO DE GRATIDÃO E PAZ!
PLANO DE AÇÃO
FAZER O BEM E SER GRATO TODOS OS DIAS, FAZ BEM!
PÚBLICO ALVO – A COMUNIDADE ESCOLAR.
INSPIRAÇÃO – O FILME: CORRENTE DO BEM.
OBJETIVOS

Produzir Paz e Harmonia através de pequenas boas ações diárias em casa, na sala de aula, na escola, em comunidade, ao planeta, sendo gentil e grato todos os dias.
Desenvolver a autoconsciência, utilizando-se da atenção plena nas ações mais simples do cotidiano, na valorização humana, saúde, higiene e Sexualidade. Estar atento ao fazer e ser, visando a excelência humana.
Produzir gentileza nas relações, utilizando as palavras mágicas, disseminando o bem estar no entorno, no aprendizado, tornando a convivência uma arte.
Tornar realidade as ações em defesa da sustentabilidade pessoal e planetária, utilizando o saber no cotidiano em casa, na escola e na comunidade, tornando-se todos os envolvidos multiplicadores de ações benéficas à manutenção da vida saudável.
Visamos formar pessoas melhores, gentis nas relações, responsáveis com seus estudos que repercutem em ações em favor de todas as formas de vida, atentos plenamente aos pequenos atos de bondade e tolerância do cotidiano, buscando a excelência humana.

CRONOGRAMA
Fevereiro: Apresentação do projeto aos Professores, Alunos e Funcionários.
Março: Apresentação do projeto aos Pais e construção e detalhamento com os professores. Formação de grupos de trabalho. Inicio de pesquisa bibliográfica e construção de proposta prática de trabalho. (Avaliação)
Abril: Organização e distribuição de tarefas práticas aos grupos de trabalho. Pesquisa de campo, coleta de dados.
Maio: Construção de proposta de apresentação do trabalho e apresentação prévia para ajustes. Construção tecnológica e\ou maquetes. (Avaliação).
Junho: Apresentação e ajustes finais do trabalho para Mostra de Ciências e do Conhecimento.
Julho: Apresentação dos trabalhos na Mostra de Ciências. (Avaliação).

EIXO 1 -GENTILEZA
Sugestões de ações:
- Definições de Boas Ações e pequenas gentilezas em casa, na sala de aula, na escola, na comunidade e ao planeta.
- Valorização Humana - Saúde, higiene pessoal, sexualidade, saúde e drogadição, violência contra a mulher e outros.
- Como agir com quem não é gentil – Ações concretas para desestabilizar ações violentas ou agressivas.
- Exercícios de Atenção Plena, Gratidão e Boas Ações:
Em Casa, na Escola, na comunidade e no Planeta: Quem sou eu? Aspectos positivos e o que posso melhorar em mim?
- Atitudes ao acordar, levantar, ao encontrar o primeiro ser vivo, ao sair de casa, no percurso da escola, no retorno para casa, responsabilidades em casa.
- Na Escola:
- Responsabilidade pelo conhecimento, com os colegas, com os professores e funcionários.
- Organização de grupos de apoio na entrada à sala de aula, corredores, recreio e saída da escola.
- Formação de equipes para a mediação de conflitos, na entrada da escola, recreio, saída. (Guardiões da Paz)
- Grupos de ações para a manutenção da limpeza da sala de aula e na escola.
- Grupos para o embelezamento e manutenção na escola.
- Grupos para animação dos recreios.
- Preparar grupo de recepção aos visitantes.
- Grupo de recepção e encaminhamento de visitantes.
Na Comunidade:
____________________________________________________________________________
EIXO 2 - SUSTENTABILIDADE.
- Hábitos de Higiene – Escovação dos dentes – Uso do fio Dental. Banho.
- Alimentação Saudável – Vitaminas, Proteínas, Sais Minerais, Carboidratos.
- Valorização da Alimentação: Origem dos alimentos, percurso feito até chegar ao nosso prato, Quem faz, quem limpa e organiza?
- Atividades Físicas e Saúde - Grupo de Alongamento, Relaxamento, Aeróbica.
- Elegância na Alimentação (A Arte de Conviver) Regina Queiroz Gazola.
- Noções de economia – De Água, Energia, Alimentos, Customização de vestuário, Coleta de água da chuva, Energia solar, Energia Eólica. Separação do Lixo. Reciclagem do Papel. (Demonstrações na comunidade e Mostras)
Na Comunidade:
- Organização de equipes de intervenção na comunidade.
- Ao Planeta: Boas ações para a sua preservação.
- Para a Mostra de Ciências, do Conhecimento e de Talentos: Filmar e encenar os melhores registros, sob todas as formas de expressão artística.
- Educação Financeira - Demonstração Prática. (Todos os Alunos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário