segunda-feira, 23 de abril de 2018

Projeto Valorização da Vida 2018


Projeto Valorização da Vida 2018

Valoriação da Vida: O Eu, o Outro e o Mundo

Somos uma geração não educada para o correto uso do poder, pois os últimos avanços da tecnociência, da energia nuclear, da biotecnologia, da informática, mostram um modo desordenado de conceber a vida e as ações do ser humano. A ética, a responsabilidade, os princícpios e os valores não cresceram no mesmo ritmo no coração e na consciência das pessoas, que tem dificuldades em se dar conta dos desafios e da ameça que criamos.
Ao longo dos anos podemos observar muitos avanços nas diferentes áreas do saber. Descobertas científicas e tecnológicas procuram qualificar mais, e mais as condições de vida, formando uma sociedade totalmente consumista, onde a utilidade é imediata até que seja substituíida. Infelizmente, paraleto a isso, as pessoas ficam carregadas de ansiedade e acabam perdendo o sentido da vida e das realações sociais, substituindo muitos valores como: solidariedade, respeito, tolerância, dignidade.
Neste sentido, a escola deve ducara no sentido mais amplo: respeitar a vida, rejeitar a violência, ser generoso, ouvir para compreender, olhar e preservar o planeta nossa casa comum, derescobrir a solidadriedade a postar na regeneração da pessoa.

Pontos a serem observados:
1- O EU: trabalhar o conceito de ser vivo, de ser humano, a construção do eu, do autoconheceimtno; auxiliar o estudante na tomada de consciência de si mesmo, com sjuas características peculaires ( abordar as diversas fases da vida), e incentivando a valorizar-se como um ser digno, com muitos valores, habilidades e potencialidades para enfrentar qualquer obstáculo pára alcançar a realização pessoal.
2- O Outro: tornar consciente no estudante a presença do “outro” (ser vivo, se rhumano), abordamos a convivência e os valores que permitem cada ser human o crescer com os demais; respeitar a vida e a dignidade de cada um (ser vivo, ser humano), sem discriminar nem prejudicar; trabalhar a família, as relações pessoais e interpessoais, afetividade e sexualidade (amo, logo respeito a mim e o outro);defender a liberdade de expressão e a diversidade cultural.
3- O Mundo – incentivar a consciência da necessidade de preservar os recursos naturias e a compreensão de que , ao danificar a terra (casa comum), prejudica-se a si mesmo e as próximas gerações, compreender que a vida é uma teia, onde todos os seres vivos estão interligados e dependem do meio ambiente, assim se algum fator for alterado prejudicará os demais;promover um consumo responsávewl e um modelo de desenvolvimento dque tenha em conta a importância de todas as formas de vida eequilíbrio de recursos naturais do planeta;auxiliar o estudante na percepção do seu estilo de vida, de produção e consumo, sendo responsável pela grande quantidade de lixos existentes;discutir a importância dos avanços tecnológicos em prol do desenvolvimento humano;elaborar opiniões sobre: gravidez na adolescencia, aborto, aloccolismo, tabagismo, drogadição, violÊncia ( bullyng, criminalidade, violência doméstica, violência no trânsito) e outros temas ligados à vida.
Ações
1- Que escola queremos?
2- Qual o perfil de estudantes desejamos formar (qualidades essenciasi para o sucesso, valores, competências), saberes?
3- Questões humanas e ambientasi/violência contra a mulher/gênero-homofobia/crenças religiosas/bullying.
4- Que exemplos ambientais concretos podemos afetivar com os nossos parendizes?

SUGESTÕES
Educação Infantil – Minhas mãos no jardim
1ºs anos – ABC vitaminas no alimentos coloridos
2ºs anos – A vida na água
3ºs anos – A vida no ar... poesias ao vento
4ºs anos – Eu e o meu município: conhecendo pontos turísticos
5ºs anos – Água: Esperança... hábitos que fazem a diferença. Corpo Humano
6ºs anos – Terra (nossa casa comum): erosão, esgotamento e compsotagem na nossa escola (UCS);
reduzir para consumir: reciclagem do lixo
7ºs anos - Cultivar o jardim do mundo: plantas da nossa escola (UCS)
8ºs anos - Surgimento da vida: teorias, fecundação, desenvolvimento humano, modificações da adolescência, maturidade e envelhecimento.
9ºs anos - Sol: fonte de energia para a vida, energia solar, aquecimento global.
Aceleração - reduzir para consumir: coleta da água da chuva na escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário