Projeto Valorização
da Vida 2018
Valoriação da Vida: O
Eu, o Outro e o Mundo
Somos uma geração não
educada para o correto uso do poder, pois os últimos avanços da
tecnociência, da energia nuclear, da biotecnologia, da informática,
mostram um modo desordenado de conceber a vida e as ações do ser
humano. A ética, a responsabilidade, os princícpios e os valores
não cresceram no mesmo ritmo no coração e na consciência das
pessoas, que tem dificuldades em se dar conta dos desafios e da ameça
que criamos.
Ao longo dos anos
podemos observar muitos avanços nas diferentes áreas do saber.
Descobertas científicas e tecnológicas procuram qualificar mais, e
mais as condições de vida, formando uma sociedade totalmente
consumista, onde a utilidade é imediata até que seja substituíida.
Infelizmente, paraleto a isso, as pessoas ficam carregadas de
ansiedade e acabam perdendo o sentido da vida e das realações
sociais, substituindo muitos valores como: solidariedade, respeito,
tolerância, dignidade.
Neste sentido, a escola
deve ducara no sentido mais amplo: respeitar a vida, rejeitar a
violência, ser generoso, ouvir para compreender, olhar e preservar o
planeta nossa casa comum, derescobrir a solidadriedade a postar na
regeneração da pessoa.
Pontos a serem
observados:
1- O EU: trabalhar o
conceito de ser vivo, de ser humano, a construção do eu, do
autoconheceimtno; auxiliar o estudante na tomada de consciência de
si mesmo, com sjuas características peculaires ( abordar as diversas
fases da vida), e incentivando a valorizar-se como um ser digno, com
muitos valores, habilidades e potencialidades para enfrentar qualquer
obstáculo pára alcançar a realização pessoal.
2- O Outro: tornar
consciente no estudante a presença do “outro” (ser vivo, se
rhumano), abordamos a convivência e os valores que permitem cada ser
human o crescer com os demais; respeitar a vida e a dignidade de cada
um (ser vivo, ser humano), sem discriminar nem prejudicar; trabalhar
a família, as relações pessoais e interpessoais, afetividade e
sexualidade (amo, logo respeito a mim e o outro);defender a
liberdade de expressão e a diversidade cultural.
3- O Mundo –
incentivar a consciência da necessidade de preservar os recursos
naturias e a compreensão de que , ao danificar a terra (casa comum),
prejudica-se a si mesmo e as próximas gerações, compreender que a
vida é uma teia, onde todos os seres vivos estão interligados e
dependem do meio ambiente, assim se algum fator for alterado
prejudicará os demais;promover um consumo responsávewl e um modelo
de desenvolvimento dque tenha em conta a importância de todas as
formas de vida eequilíbrio de recursos naturais do planeta;auxiliar
o estudante na percepção do seu estilo de vida, de produção e
consumo, sendo responsável pela grande quantidade de lixos
existentes;discutir a importância dos avanços tecnológicos em prol
do desenvolvimento humano;elaborar opiniões sobre: gravidez na
adolescencia, aborto, aloccolismo, tabagismo, drogadição, violÊncia
( bullyng, criminalidade, violência doméstica, violência no
trânsito) e outros temas ligados à vida.
Ações
1- Que escola queremos?
2- Qual o perfil de
estudantes desejamos formar (qualidades essenciasi para o sucesso,
valores, competências), saberes?
3- Questões humanas e
ambientasi/violência contra a mulher/gênero-homofobia/crenças
religiosas/bullying.
4- Que exemplos
ambientais concretos podemos afetivar com os nossos parendizes?
SUGESTÕES
Educação Infantil –
Minhas mãos no jardim
1ºs anos – ABC
vitaminas no alimentos coloridos
2ºs anos – A vida na
água
3ºs anos – A vida no
ar... poesias ao vento
4ºs anos – Eu e o
meu município: conhecendo pontos turísticos
5ºs anos – Água:
Esperança... hábitos que fazem a diferença. Corpo Humano
6ºs anos – Terra
(nossa casa comum): erosão, esgotamento e compsotagem na nossa
escola (UCS);
reduzir para consumir:
reciclagem do lixo
7ºs anos - Cultivar o
jardim do mundo: plantas da nossa escola (UCS)
8ºs anos - Surgimento
da vida: teorias, fecundação, desenvolvimento humano, modificações
da adolescência, maturidade e envelhecimento.
9ºs anos - Sol: fonte
de energia para a vida, energia solar, aquecimento global.
Aceleração - reduzir
para consumir: coleta da água da chuva na escola.
Nenhum comentário:
Postar um comentário