sexta-feira, 1 de abril de 2011

Habilidades e Competências

AS COMPETÊNCIAS DOS ALUNOS

CELSO ANTUNES

  1. Dominar plenamente a leitura escrita, lidando com seus símbolos e signos e assim se beneficiar das oportunidades oferecidas pela educação ao longo de toda a vida.

  2. Perceber as múltiplas linguagens utilizadas pela humanidade.

  3. Perceber a matemática em suas relações com o mundo, “matematizar” suas relações com os saberes e resolver problemas.

  4. Conhecer, compreender, interpretar, analisar, relacionar, comparar e sintetizar dados, fatos e situações do cotidiano e através dessa imersão adquirir não somente uma qualificação profissional, mas também competências que a tornem apta a enfrentar inúmeras situações.

  5. Compreender as redes de relações sociais e atuar sobre as mesmas como cidadãos.

  6. Valorizar o diálogo, a negociação e as relações interpessoais.

  7. Descobrir o encanto e a beleza nas expressões culturais de sua gente e de seu entorno.

  8. Saber localizar, acessar, contextualizar e usar melhor as informações disponíveis.

  9. Saber selecionar e classificar as informações recebidas, perceber de maneira critica os diferentes meios de comunicação para melhor desenvolver sua personalidade e estar à altura de agir cada vez co maior capacidade de autonomia e discernimento.

  10. Aprender o sentido da verdadeira cooperação desenvolvendo a compreensão do outro e descobrindo meios e processos para se trabalhar e respeitar os valores do pluralismo e da compreensão mutua.

BERNARDO TORO

  1. Dominar a leitura, a escrita e as diversas linguagens utilizadas pelo homem.

  2. Fazer cálculos e resolver problemas.

  3. Analisar, sintetizar e interpretar dados, fatos e situações.

  4. Compreender seu entorno social e atuar sobre ele.

  5. Receber criticamente os meios de comunicação.

  6. Localizar, acessar e usar melhor a informação acumulada.

  7. Planejar, trabalhar e decidir em grupo.

TÂNIA AZEVEDO e VANIA ROWELL

  1. Resolver problemas de forma viável e eficaz.

  2. Utilizar adequadamente diversas linguagens humanas, sejam verbais (em nível oral e/ou escritos) sejam não-verbais.

  3. Avaliar criticamente dados, situações e fenômenos.

  4. Usar adequadamente a informação acumulada.

  5. Atuar em grupo.

VASCO MORETTO a as diretrizes do MEC explicitam cinco competências:

  1. Domínio de linguagens.

  2. Compreensão de fenômenos.

  3. Construção de argumentações.

  4. Soluções de problemas.

  5. Elaboração de propostas.

LISTA DE HABILIDADES (Celso Antunes)

EDUCAÇÃO INFANTIL

EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL (1ª a 4ª série)

EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL (5ª a 8ª série)

Observar

Seriar

Classificar

Conhecer

Localizar no espaça

Enumerar

Compreender

Medir

Aplicar

Comparar

Relatar

Demonstrar

Separar e reunir

Combinar

Debater

Consultar e conferir

Demonstrar

Deduzir


Localizar no tempo

Analisar


Transferir e criar

Interpretar



Provar



Concluir



Refletir



Conceituar



Criticar



Sintetizar e resumir



Interagir


HABILIDADES MENTAIS

OBSERVAÇÃO: ato de procurar, notar, perceber, sentir;

COMPARAÇÃO: verificação de semelhanças e diferenças entre objetos, idéias ou processos;

CLASSIFICAÇÃO: ocorre quando se estabelece semelhanças entre objetos, idéias, fatos ou fenômenos; agrupar segundo algum critério;

ANÁLISE: desdobramento de uma comunicação em seus elementos ou partes constituintes, de modo a tomar clara a hierarquia das idéias;

IMAGINAÇÃO: organização mental do que não foi totalmente percebido;

INTERPRETAÇÃO: reordenação do fato apresentado, explicação ou sumarização de uma comunicação (texto e contexto), tendo como suporte as experiências do individuo;

SÍNTESE: forma condensada de apresentar o núcleo do trabalho; identificar os aspectos significativos sem prejuízos da compreensão do todo;

HIPÓTESE: explicação possível para determinado acontecimento;

CRÍTICA: significa julgamento; feita a partir do conhecimento;

DECISÃO: exige escolha entre alternativas, e deve ser feita não só a partir de leis, princípios, generalizações e regras, como também será influenciada pelos valores;

OBTENÇÃO E ORGANIZAÇÃO DE DADOS: coleta e organização de informações (pesquisa);

COMPREENSÃO: se opõe à memorização; quem compreende se apropria e constrói o conhecimento, associando-o a outros que já possuía.

SERIAÇÃO: ordenar segundo certos critérios; envolve também a habilidade de comparar;

LOCALIZAÇÃO NO ESPAÇO: o uso correto de referências espaciais é essencial para que o aluno se familiarize com as noções de “esquerda/direita”, “na frente/atrás” em relação ao próprio corpo e depois possa estendê-las aos pontos cardeais e colaterais;

LOCALIZAÇÃO NO TEMPO: o tempo da criança não é o mesmo tempo do adulto, que já viveu “mais tempo” e vivenciou “outros tempos”;

RELATO: favorece a apropriação de descobertas e idéias, para si mesmo e para os outros;

CRIAÇÃO: novas idéias;

APLICAÇÃO: aplicar um conhecimento já obtido;

DEBATE: discutir, contestar, argumentar;

DEDUÇÃO: extrair conclusões a partir do exame dos fatos;

REFLEXÃO: meditar, refletir sobre algo;

INTERAÇÃO: agir de forma recíproca, mútua, agir com o outro;

SOLUÇÃO DE PROBLEMAS: constitui excelente ferramenta para iniciar o aluno no processo de tomada de decisões e autonomia intelectual;


FONTES BIBLIOGRÁFICAS:

  • RATHS, Ensinar a pensar

  • ANTUNES, Celso. Trabalhando Habilidades – Construindo ideias

Retirado do material do curso de Formação de Coordenadores Pedagógicos promovido pela SMED

Coordenadoras: Ludimila Zan e Patricia Bampi

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