AS COMPETÊNCIAS DOS ALUNOS
CELSO ANTUNES
Dominar plenamente a leitura escrita, lidando com seus símbolos e signos e assim se beneficiar das oportunidades oferecidas pela educação ao longo de toda a vida.
Perceber as múltiplas linguagens utilizadas pela humanidade.
Perceber a matemática em suas relações com o mundo, “matematizar” suas relações com os saberes e resolver problemas.
Conhecer, compreender, interpretar, analisar, relacionar, comparar e sintetizar dados, fatos e situações do cotidiano e através dessa imersão adquirir não somente uma qualificação profissional, mas também competências que a tornem apta a enfrentar inúmeras situações.
Compreender as redes de relações sociais e atuar sobre as mesmas como cidadãos.
Valorizar o diálogo, a negociação e as relações interpessoais.
Descobrir o encanto e a beleza nas expressões culturais de sua gente e de seu entorno.
Saber localizar, acessar, contextualizar e usar melhor as informações disponíveis.
Saber selecionar e classificar as informações recebidas, perceber de maneira critica os diferentes meios de comunicação para melhor desenvolver sua personalidade e estar à altura de agir cada vez co maior capacidade de autonomia e discernimento.
Aprender o sentido da verdadeira cooperação desenvolvendo a compreensão do outro e descobrindo meios e processos para se trabalhar e respeitar os valores do pluralismo e da compreensão mutua.
BERNARDO TORO
Dominar a leitura, a escrita e as diversas linguagens utilizadas pelo homem.
Fazer cálculos e resolver problemas.
Analisar, sintetizar e interpretar dados, fatos e situações.
Compreender seu entorno social e atuar sobre ele.
Receber criticamente os meios de comunicação.
Localizar, acessar e usar melhor a informação acumulada.
Planejar, trabalhar e decidir em grupo.
TÂNIA AZEVEDO e VANIA ROWELL
Resolver problemas de forma viável e eficaz.
Utilizar adequadamente diversas linguagens humanas, sejam verbais (em nível oral e/ou escritos) sejam não-verbais.
Avaliar criticamente dados, situações e fenômenos.
Usar adequadamente a informação acumulada.
Atuar em grupo.
VASCO MORETTO a as diretrizes do MEC explicitam cinco competências:
Domínio de linguagens.
Compreensão de fenômenos.
Construção de argumentações.
Soluções de problemas.
Elaboração de propostas.
LISTA DE HABILIDADES (Celso Antunes)
EDUCAÇÃO INFANTIL | EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL (1ª a 4ª série) | EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL (5ª a 8ª série) |
Observar | Seriar | Classificar |
Conhecer | Localizar no espaça | Enumerar |
Compreender | Medir | Aplicar |
Comparar | Relatar | Demonstrar |
Separar e reunir | Combinar | Debater |
Consultar e conferir | Demonstrar | Deduzir |
| Localizar no tempo | Analisar |
| Transferir e criar | Interpretar |
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| Provar |
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| Concluir |
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| Refletir |
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| Conceituar |
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| Criticar |
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| Sintetizar e resumir |
|
| Interagir |
HABILIDADES MENTAIS
OBSERVAÇÃO: ato de procurar, notar, perceber, sentir;
COMPARAÇÃO: verificação de semelhanças e diferenças entre objetos, idéias ou processos;
CLASSIFICAÇÃO: ocorre quando se estabelece semelhanças entre objetos, idéias, fatos ou fenômenos; agrupar segundo algum critério;
ANÁLISE: desdobramento de uma comunicação em seus elementos ou partes constituintes, de modo a tomar clara a hierarquia das idéias;
IMAGINAÇÃO: organização mental do que não foi totalmente percebido;
INTERPRETAÇÃO: reordenação do fato apresentado, explicação ou sumarização de uma comunicação (texto e contexto), tendo como suporte as experiências do individuo;
SÍNTESE: forma condensada de apresentar o núcleo do trabalho; identificar os aspectos significativos sem prejuízos da compreensão do todo;
HIPÓTESE: explicação possível para determinado acontecimento;
CRÍTICA: significa julgamento; feita a partir do conhecimento;
DECISÃO: exige escolha entre alternativas, e deve ser feita não só a partir de leis, princípios, generalizações e regras, como também será influenciada pelos valores;
OBTENÇÃO E ORGANIZAÇÃO DE DADOS: coleta e organização de informações (pesquisa);
COMPREENSÃO: se opõe à memorização; quem compreende se apropria e constrói o conhecimento, associando-o a outros que já possuía.
SERIAÇÃO: ordenar segundo certos critérios; envolve também a habilidade de comparar;
LOCALIZAÇÃO NO ESPAÇO: o uso correto de referências espaciais é essencial para que o aluno se familiarize com as noções de “esquerda/direita”, “na frente/atrás” em relação ao próprio corpo e depois possa estendê-las aos pontos cardeais e colaterais;
LOCALIZAÇÃO NO TEMPO: o tempo da criança não é o mesmo tempo do adulto, que já viveu “mais tempo” e vivenciou “outros tempos”;
RELATO: favorece a apropriação de descobertas e idéias, para si mesmo e para os outros;
CRIAÇÃO: novas idéias;
APLICAÇÃO: aplicar um conhecimento já obtido;
DEBATE: discutir, contestar, argumentar;
DEDUÇÃO: extrair conclusões a partir do exame dos fatos;
REFLEXÃO: meditar, refletir sobre algo;
INTERAÇÃO: agir de forma recíproca, mútua, agir com o outro;
SOLUÇÃO DE PROBLEMAS: constitui excelente ferramenta para iniciar o aluno no processo de tomada de decisões e autonomia intelectual;
FONTES BIBLIOGRÁFICAS:
RATHS, Ensinar a pensar
ANTUNES, Celso. Trabalhando Habilidades – Construindo ideias
Retirado do material do curso de Formação de Coordenadores Pedagógicos promovido pela SMED
Coordenadoras: Ludimila Zan e Patricia Bampi
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