sexta-feira, 1 de abril de 2011

Planejamento e Avaliação

Planejamento

“A aprendizagem deve ser vista como centro do processo educativo, uma vez que o aprender, como processo individual e intransferível, permite ao sujeito ampliar o domínio cognitivo reflexivo, por meio de novas experiências, construir significados, criar e recriar múltiplas possibilidades de intervir na realidade, buscando apropriar-se dela e, se for o caso, transformá-la”.
Referenciais da Educação da RME de Caxias do Sul, Caderno 1. 2010

“No contexto escolar, ensinar, tarefa destinada ao professor, pressupõe organizar condições e planejar estratégias pedagógicas que favoreçam a aprendizagem.”
Referenciais da Educação da RME de Caxias do Sul, Caderno 1. 2010
O que é planejamento?

[...] O planejamento enquanto construção-transformação de representações é uma mediação teórico-metodológica para ação, que em função de tal mediação passa a ser consciente e intencional. Tem por finalidade procurar fazer algo vir à tona, fazer acontecer, concretizar, e para isto é necessário estabelecer as condições objetivas e subjetivas prevendo o desenvolvimento da ação no tempo.
(VASCONCELLOS, 2000)
Avaliação
O que é avaliar?

“Inerente ao processo de aprendizagem, a avaliação escolar pode ser entendida como um meio de obter informações sobre os avanços e as dificuldades de cada aluno, de forma a constatar a realidade e, posteriormente, qualificá-la. A avaliação configura-se, portanto, como suporte permanente para o processo de aprendizagem, conduzindo o professor no (re)planejamento de suas ações e orientando o aluno a prosseguir, com êxito, no seu processo de escolarização.”
(Referenciais da Educação da Rede Municipal de Ensino de Caxias do Sul,
Caderno 1, p.33)
Luckesi define avaliação escolar como “um juízo de qualidade sobre dados relevantes para uma tomada de decisão”. Portanto, segundo essa definição, não há avaliação se ela não trouxer um diagnóstico que contribua para melhorar a aprendizagem.
Ainda segundo o autor, a boa avaliação envolve três passos:
Saber o nível atual de desempenho do aluno (diagnóstico)
Comparar essa informação com aquilo que é necessário ensinar no processo educativo (qualificação)
Tomar as decisões que possibilitem atingir os resultados esperados (planejamento de atividades, sequências didáticas ou projetos de ensino, com os respectivos instrumentos avaliativos para cada etapa).

“A avaliação precisa ser parte de todo o processo de aprendizagem, em vez de simplesmente aparecer no final de uma unidade ou capítulo como forma de checar se nossos objetivos foram atingidos. Já que o processo de aprendizagem é contínuo (nunca paramos de aprender), então a avaliação também precisa ser.”
(MAGALHÃES, 2000)
Avaliação como parte do Planejamento
“A avaliação da aprendizagem tem por referencial os objetivos propostos no planejamento e, ao mesmo tempo, toma como parâmetro o próprio desenvolvimento do estudante. Nesse processo, de acordo com Azevedo e Rowell (2009b), são estabelecidos critérios, indicadores e instrumentos de avaliação que, de forma coerente e condizente com a prática educativa, preveem o caminho que o aluno percorre ao longo de seu processo de aprender.”
(Referenciais da Educação da Rede Municipal de Ensino de Caxias do
Sul, Caderno 1, p.33)
“Os indicadores, segundo as autoras, expressam os desempenhos observáveis tendo em vista os objetivos que foram alcançados; os instrumentos são os meios pelos quais o desempenho será evidenciado (provas, testes, problemas, entrevistas, etc.); os critérios mostram a qualidade do desempenho em relação ao previsto nos objetivos.”
(Referenciais da Educação da Rede Municipal de Ensino de Caxias do Sul,
Caderno 1, p.33)
Alguns critérios que permitem transformar
as tarefas escolares em problemas:
• Propor tarefas abertas que admitam vários caminhos de resolução
• Modificar o formato dos problemas
• Diversificar os contextos nos quais se propõe a aplicação de uma mesma estratégia
• Propor as tarefas em cenários cotidianos e significativos para o aluno
• Adequar a definição do problema, as perguntas e a informação proporcionada aos objetivos da tarefa.
• Usar os problemas com fins diversos durante o desenvolvimento de um tema.
• Habituar o aluno a adotar suas próprias decisões sobre o processo de resolução
• Fomentar a cooperação entre os alunos na realização das tarefas
• Proporcionar aos alunos a informação que precisarem durante o processo de resolução.
• Avaliar mais os processos do que a correção final da resposta obtida
• Valorizar o grau do processo de resolução que envolve planejamento prévio, reflexão e auto avaliação pelo aluno
• Valorizar a reflexão e a profundidade das soluções alcançadas.


Material retirado dos REFERENCIAS CURRICULARES DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE CAXIAS DO SUL.

Coordenadoras: Ludimila Zan e Patricia Bampi

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